top of page

O formalismo dando espaço à inovação no Mundo Jurídico

  • Foto do escritor: Carolina Fernandes
    Carolina Fernandes
  • 19 de jul. de 2022
  • 2 min de leitura

Atualizado: 20 de set. de 2022


Eu tenho certeza de que você leu o título e discordou dessa afirmação, afinal, está acostumado com um mundo jurídico atua da mesma forma há pelo menos 30 anos.


Além disso, você vive em um país que figura como um dos países mais burocráticos do mundo para se fazer negócios.


Contudo, uma pesquisa recente afirma que o Brasil está entre os países mais inovadores do mundo para o setor jurídico.


Segundo a Associação Brasileira de Lawtechs e Legaltechs (AB2L), o Brasil já conta com mais de 150 Lawtechs estabelecidas no país.


Isso mostra como a busca por ferramentas inovadoras e que buscam facilitar a relação entre o direito e a prática estão cada vez mais presentes e, do mesmo modo, como nenhuma área está fora dessa revolução.


Isto é, se um dia o direito foi lugar onde apenas cabia a tradição, hoje já não é mais.


De acordo com a pesquisa, uma das principais dores da gestão jurídica no país é o elevado número de processos em tramitação e também a burocracia em geral que afeta fortemente a abertura de novas empresas.


As empresas souberam enxergar a dor e necessidade desse público e estão focadas em criar soluções para esses problemas e por isso o número de startups ligadas ao mundo jurídico tem crescido tão rapidamente no país.


Assim, percebe-se que o mundo jurídico vem deixando o formalismo e passa a atuar de forma também inovadora, adotando práticas como, por exemplo, o legal design, que se entende por uma forma de elaboração de contratos com foco na experiência e entendimento facilitado por meio do emprego de técnicas de design, reduzindo consideravelmente os textos.


Há também os softwares de gestão jurídica que buscam concentrar o trabalho burocrático para permitir que os advogados se dediquem ao trabalho intelectual.


Atualmente, mais do que nunca sabemos da importância de buscarmos cada vez mais a inovação, por isso, nos empenharmos e nos preparamos todos os dias para conduzir as melhores soluções e práticas disponíveis, sendo um agente ativo na evolução da sociedade.


Comentarios


1/5
bottom of page