top of page

A importância de um conselho de administração em empresas familiares

  • Foto do escritor: Carolina Fernandes
    Carolina Fernandes
  • 30 de mar. de 2022
  • 1 min de leitura

Atualizado: 21 de jul. de 2022


É comum nos depararmos com empresas familiares que foram crescendo através das gerações e mesmo após anos de atuação, ainda possuem entraves na hora da tomada de decisão pelos sócios, justamente por, inevitavelmente, as partes possuírem outros assuntos na mesa.

O Conselho de Administração pode ser uma ótima forma de solucionar questões mais delicadas dentro da empresa, e dessa forma, assegurar a sua continuidade.

Veja alguns dos benefícios:


· Resolução de impasses

Como visto no artigo sobre cláusulas solucionadoras de impasse, o Conselho de Administração possui entre suas tarefas, a finalidade de ser o órgão tomador de decisões. Assim, os conselheiros, eleitos em Assembleia, irão decidir sobre o assunto em questão, sempre buscando a melhor solução para a empresa.


· Profissionalização

Os sócios podem dispor que no Conselho de Administração só poderá ser conselheiro aquele que possuir qualificação para tal cargo, o que eleva o nível de desenvolvimento da empresa.


· Auxílio no processo sucessório

O Conselho vai auxiliar em eventual transição de liderança na empresa, sempre objetivando sua estabilidade e progresso.


Essa ferramenta é ideal para empresas com vários sócios, que já possuem estrutura negocial bem definida e estão crescendo.


O Conselho de Administração representa uma importante prática de governança corporativa, que é um dos pilares do ESG - Environmental, Social and Governance, pauta super atual e necessária para empresas que desejam estar em consonância com o mercado, e ainda, muito requerida na contratação por diversas grandes empresas.

تعليقات


1/5
bottom of page